segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Pesquisadores do RJ investem e ganham espaço com os orgânicos




Trabalho é realizado pela Embrapa, Universidade Federal Rural e Pesagro.
Pesquisas são desenvolvidas com a produção de verduras e legumes.

Do Globo Rural
1 comentário
A fazendinha agroecológica fica no município de Seropédica ao lado dos imponentes prédios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ela é mantida pela Embrapa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Pesagro, Empresa de Pesquisa do Estado, e produz principalmente verduras e legumes.
A área pertence ao Centro Nacional de Agrobiologia da Embrapa e foi criada há quase 20 anos pelos engenheiros agrônomos Dejair Almeida e Raul de Lucena Ribeiro. Em 1998, o Globo Rural mostrou as pesquisas realizadas por eles com a produção de hortaliças orgânicas. Quatorze anos depois, a fazendinha se transformou em um centro de formação em agroecologia e agricultura orgânica, com curso de mestrado coordenado pela Universidade Rural.
O principal desafio dos novos pesquisadores da fazendinha é gerar conhecimentos para atender as exigências da lei que rege a produção orgânica no Brasil. Quando se pensa em produção de hortaliças, logo se pensa em esterco animal ou adubo químico. Mas, pela Lei dos Orgânicos isso não é permitido, como explica o engenheiro agrônomo Ernani Jardim da Embrapa.
“Se você traz o esterco lá de fora, muitas vezes o pecuarista, o avicultor, ao cuidar dos animais usa remédios, produtos químicos, que são utilizados no sistema de produção. Quando ele vem pra cá, ele vai se concentrando nesta área de produção de hortaliças”, afirma.
A única exceção é o esterco produzido pelos criadores de animais que não usam produtos químicos e que sejam certificados como orgânicos, mas essa produção ainda é muito pequena. Para substituir o esterco, a fazendinha está usando adubação orgânica de origem vegetal.

“Nós usamos uma espécie chamada Gliricidia sepium, que contribui principalmente com o ingresso de nitrogênio dentro da unidade de produção. Além disso, utilizamos o capim elefante, que é uma outra fonte de biomassa”, explica José Guilherme Guerra, agrônomo – Embrapa.
O capim é triturado com a mesma picadeira usada para fazer forragem. Depois é amontoado ao ar livre. A finalidade é a produção de substrato para a produção de mudas de hortaliças. Para cada 95 kg de capim picado deve-se misturar 5 kg de torta de mamona. No início é bom molhar o material. Depois é só aguardar de 90 a 100 dias para completar o processo. O substrato pode substituir o humos, feito com esterco de curral e usado nos viveiros de mudas.
Outro insumo fundamental na produção de hortaliças orgânicas é o bocashi. Um composto de resíduos vegetais também obtido por fermentação. Ele é rico em macro e micro nutrientes. Para fazer 200 quilos do composto são necessários: 60 quilos de farelo de trigo e 40 de torta de mamona. Depois eles despejam dois litros de um produto chamado: EM em 20 litros de água.
O EM é uma mistura ativada de bactérias e leveduras, que se encontra facilmente nas lojas de insumos orgânicos. Depois é só umedecer a torta e o farelo aos poucos sempre misturando. O material é bem compactado dentro dos tambores e antes do fechamento é preciso colocar um plástico para vedar bem. Ele fica armazenado por três semanas.
Para iniciar um plantio de hortaliças orgânicas é preciso fazer a correção do solo com calcário e afofar bem a terra. Se o plantio for de mudas é só fazer as covas e colocar as plantas no canteiro. Dois dias depois, espalha-se o bocashi a lanço no meio das mudas. Depois vem o capim e a gliricídia, ambos picados com pelo menos três dias de antecedência. A mistura é meio a meio. O material é usado como cobertura morta. Isso é fundamental para proteger e ativar a vida do solo.
Quem produz hortaliças orgânicas tem que planejar muito bem a época de plantio de cada cultura para evitar as pragas e doenças. No caso das folhagens, o problema principal é o pulgão, que suga a seiva e acaba matando as plantas. Ao invés de aplicar veneno a estratégia do pessoal da fazendinha é atrair o principal inimigo natural do pulgão: a joaninha. Ela é capaz de comer dezenas deles em um dia.
Um canteiro de coentro bem no meio da horta atrai as joaninhas. “Quando ele começa a florescer, ele oferece néctar e pólen, que é um alimento completar para as joaninhas, enquanto ela não encontra a sua presa principal, que são as pragas”, explica Maria Gabriela da Mata, Agrônoma - Embrapa. Quando termina a fase de floração do coentro as joaninhas voam para as outras verduras a cata dos pulgões.
Além do controle biológico é preciso também lançar mão dos defensivos autorizados para uso na agricultura orgânica, como a calda borbalesa que serve para combater os fungos do tomateiro. Hoje já é possível dizer que existe informação científica para cultivar qualquer hortaliça sem o uso de veneno. “Quando a gente faz agricultura orgânica, tem que considerar vários fatores. A época adequada para plantar, as condições ambientais, uma variedade que tenha bastante resistência e esse somatório todo é complementado com os defensivos alternativos”, comenta Alexandra de Carvalho Silva, agrônoma – UFRJ.

Mas existem pragas como as lagartas da broca e da traça para as quais não existem remédios. O jeito é construir estufas de tela fina para evitar a entrada das mariposas que colocam os ovos das lagartas na flor do tomateiro.

Para a produtora Isabel Yamagushi, que produz hortaliças orgânicas na região, o maior desafio é conviver com os fungos e as lagartas. “A agricultura orgânica tem nos proporcionado uma venda certa. Na feira, um tomate grande, pra salada, gira em torno de R$ 10 o quilo. O produto orgânico é mais caro porque há uma perda enorme”, explica.
Parte da produção de Yamagushi é feita ao ar livre, onde ela não pode controlar a água nem pragas. O excesso de umidade é a principal causa dos fungos que atacam sua plantação. Eles seriam mais fáceis de controlar se o plantio não fosse feito ao ar livre, mas o custo para manter uma estufa é maior.

Além de feiras, no Rio de Janeiro existe outro mercado para os orgânicos. São os restaurantes de alta cozinha. Produtores e empresários fazem parcerias de sucesso. “Para os produtores é importante, porque nós colhemos um produto que já vem vendido. Não existe aquela dúvida de levar até um local, sem saber se vão ficar”, explica o produtor.
Para receber um folheto com receitas de defensivos alternativos, permitidos para uso na agricultura orgânica, escreva para a Pesagro. O folheto é grátis.
Pesagro
Alameda São Boaventura, 770
Niterói, Rio de Janeiro
Cep: 24120-192
Veja abaixo a receita exibida no vídeo, feita pelo chefe Eduardo Lage.
Bobó de camarão com abóbora
Ingredientes
Cebola
Alho
Azeite
400 gramas de camarão descascado
400 gramas de abóbora cortada em cubinhos
2 colheres de creme de leite
2 colheres de tomate fresco cortados em cubinhos
Coentro
Sal e pimenta a gosto
bobó de camarão (Foto: TV Globo)Bobó de camarão (Foto: TV Globo)
Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho no azeite extra virgem, acrescente a abóbora e dois dedos de água para cozinhar devagar.
Quando a abóbora estiver bem macia, amasse grosseiramente, deixando alguns pedacinhos. Acrescente o creme de leite e deixe encorpar um pouco. A textura deve ser cremosa.
Adicione o camarão e cozinhe por aproximadamente três minutos até ele ficar com aparência rosada. Junte o tomate, o coentro fresco, sal e pimenta a gosto.
A sugestão é servir dentro de uma miniabóbora cozida previamente.
 
Sit de pesquisa: http://www.hojenoticias.com.br/busca/quimica-organica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário